Guia Completo sobre Bitcoin e Criptomoedas
Se você ainda não sabe o que é Bitcoin ou criptomoedas, comece por aqui. Se já conhece, continue com a leitura.
Introdução ao Blockchain e Criptomoedas
O blockchain é inovador por permitir transferências seguras. Em uma transação de blockchain, um novo valor só pode ser gasto se uma transação anterior o valida. Mas surge a pergunta:
Como é gerada a transação inicial?
Blocos são gerados a partir de um bloco pai chamado genesis block. A mineração de blocos recompensa os mineradores com novas moedas a partir do “coinbase”, uma entidade programada para emitir até 21 milhões de bitcoins.
O que é a Carteira de Bitcoin?
Uma carteira Bitcoin, ou carteira core, é composta pelo gerenciador de moedas e o núcleo de acesso à rede, que se conecta a outros nós e sincroniza o blockchain. Esse blockchain pode ocupar muito espaço, ultrapassando 58 GB.
Importância das Chaves Privadas
As chaves privadas permitem que você assine transações, provando a posse das moedas. Nunca compartilhe suas chaves privadas, pois quem as detém pode gastar suas criptomoedas.
Tipos de Carteiras Bitcoin
A Carteira Core
Carteira responsável por armazenar uma cópia completa do blockchain, criando um nó na rede. Requer bastante espaço de armazenamento.
Carteira SPV (Simplified Payment Verification)
Clientes leves que usam uma versão reduzida do blockchain. São mais vulneráveis a ataques e menos recomendadas para grandes quantidades de moedas.
Carteira Determinística (HD Wallet)
Usa uma "semente" para gerar chaves privadas. Fácil de restaurar em outro dispositivo. Recomendada para armazenamento a longo prazo.
Web Wallet
Carteiras acessíveis via navegador. Não recomendadas para armazenar grandes quantias, pois você não controla as chaves privadas.
Carteira de Papel (Paper Wallet)
Impressão da chave privada em papel. Excelente para guardar moedas offline, mas cuidado com a perda do papel.
Carteira Cerebral (Brain Wallet)
Permite guardar a chave privada na memória com uma senha complexa. Boa para armazenamento seguro e a longo prazo.
Dicas de Segurança para Carteiras de Criptomoedas
Para maior segurança, desconecte-se da internet ao criar uma paper wallet ou brain wallet. Guarde as chaves privadas em local seguro. Utilize uma carteira core ou HD para armazenamento a longo prazo, mantendo cópias de segurança das chaves privadas.
Olá b dia isso e top
ResponderExcluirGostei do easter egg :)
Excluir