Eis uma questão difícil de se responder.
Tecnicamente um FAX/MODEM é um FAX sem impressora e um FAX é um MODEM dedicado.
Muitas pessoas compram um aparelho de FAX sem saber que pode ter um com praticamente dez porcento do valor de um aparelho ou até mesmo já tem um sem saber.
Para ajudar a fazer uma escolha mais sensata vamos aos prós e contras dessas duas alternativas.
Uma pesquisa rápida por sites de pesquisa de preços já identificamos uma vantagem da placa de FAX, ela é, como disse anteriormente, 10% do valor de um FAX convencional, isto quando já não vier com sua placa mãe, mas tem a desvantagem de não imprimir, portanto precisamos de uma impressora para que possamos ter o FAX em papel, que particularmente acho um desperdício, muitos documentos recebidos via FAX vão para o lixo na primeira semana, pois na maioria das vezes são propostas comerciais e tem validade.
Por ficar mais comodo adotaremos uma impressora, e hoje este tipo de periférico sai bem em conta, uma bem básica sai por volta de uns R$ 250,00, muito mais barato que um fax que não sai por menos de R$ 300,00.
Vantagens da placa de FAX/MODEM:
- É muito barata, ou até mesmo de "graça";
- Economiza-se em energia elétrica;
- Pode-se enviar o arquivo recebido por email e publicá-lo para seus colaboradores, pois o formato do arquivo de FAX é uma imagem TIFF;
- Pode-se economizar em suprimentos.
- A impressão pode ficar mais cara dependendo do tipo de impressora utilizada;
- O micro deve ficar ligado toda a parte do tempo;
- Consumo de recursos da CPU e do Sistema Operacional;
Nenhum comentário:
Postar um comentário