19 de mai. de 2016

Blockchain - A Revolução em sistemas de confiança

Há muito tempo o ser humano se depara com a evolução tecnológica, onde as mesmas rompem com paradigmas antes inquebráveis.

Podemos citar algumas dessas tecnologias que romperam paradigmas que hoje nem sequer podemos imaginar que existiram. Ao longo da história temos o fogo, as técnicas de edificações, técnicas mecânicas e falando de minha área, a válvula, o transistor, os processadores, a telefonia móvel, os smartphones e agora o dinheiro.

É pois é, o dinheiro! Estamos entrando em uma era onde o dinheiro que conhecemos não irá desaparecer, mas está tendo uma evolução! A tecnologia responsável por essa revolução chama-se BLOCKCHAIN!

O Blockchain de tão simples que é parece ridículo, mas olhando mais a fundo percebe-se a genialidade. Ele nada mais é que um banco de dados "append only", ou seja um banco de dados onde somente são incluídas novas informações, não sendo possível, editá-las nem mesmo apagá-las, tanto é que a máxima mais lida em grupos de criptomoedas é: 'O blockchain não mente!".

E por que ele não mente? Simples, a genialidade desse sistema está na forma de como cada registro é dependente um do outro e como é forte essa ligação. Essas ligações são realizadas com forte criptografia onde o bloco posterior (block) é dependente do anterior (chain) e para reescrever o blockchain é necessário alterar desde o primeiro bloco (cadeia), quanto mais blocos forem criados, mais difícil de ser reescrito, ou seja precisa-se de um poder de computação maior para cada bloco gerado, pois os hashs são gerados por algoritmos criptográficos que demandam tempo em sua geração. Como cada bloco é um hash e o posterior agrega parte do hash anterior para se construir o próximo assim sucessivamente, torna-se praticamente impossível a reescrita completa em tempo hábil.




O processo de geração desses hashs, se chama mineração e há uma recompensa por se gerar esses blocos e quem adivinhou que essa recompensa se chama bitcoin, acertou!!

O bitcoin (moeda) é criado em cada novo bloco gerado e para que possa ser 'gasto' (transacionado) o felizardo proprietário precisa utilizar-se de suas chaves privadas, chaves essas que autorizam que as moedas sejam trocadas de endereço. Pronto agora você já desconfia por que essa tecnologia revoluciona o dinheiro.

Se eu tenho absoluta certeza que esse 'valor' (bitcoin) tem um dono e somente ele pode movimentar, isso baseado no que você acabou de ler anteriormente, posso então creditar um valor real a isso, viabilizando assim um sistema de troca confiável, ou seja moeda.

A imutabilidade do blockchain é que confere a todo esse sistema a genialidade necessária para se fazer a revolução do dinheiro.

Outra característica que confere mais um ponto a favor para a genialidade, é o fato de que essa geração é descentralizada, não depende de nenhuma autoridade central para gerir esses valores ou seja nenhum banco seja qual for e de qualquer país pode confiscá-lo.

Bom essa foi uma pequena introdução sobre o que é o Blockchain e como esse sistema vem revolucionando o dinheiro como conhecemos.

ATENÇÃO: Se vocês pesquisarem por blockchain no google irão se deparar com o site Blockchain.info, esse site é um explorador de blocos de bitcoin e também uma carteira online, não recomendo o uso deste site para usar como carteira, pois há relatos de pessoas que perderam valores (bitcoins) lá! Não confunda este site com a tecnologia chamada blockchain.

Para saber como e onde guardar seus bitcoins com segurança leiam este artigo aqui.

Links úteis:
Grupos no facebook e telegram sobre bitcoin e outas moedas

Um comentário: