11 de ago. de 2015

Vale a pena minerar Bitcoin e altcoins ?

Muitos perguntam se ainda vale a pena minerar Bitcoin? 

A resposta: Depende!!!

Antes de tentar minerar entenda como isso funciona.

A "mineração" de criptomoedas é o mecanismo utilizado por elas para gerar novos blocos, esses blocos são problemas matemáticos que serão resolvidos. Cada moeda tem o seu, mas de modo geral derivam do Bitcoin, quando o "minerador" resolve este problema ele anuncia na rede que resolveu tal bloco e "publica" para os outros nós validarem seus cálculos gerando as tais confirmações, cada nó que confirma o bloco marca-o, validando-o. O carinha que gerou o bloco é premiado com novas moedas novinhas em folha.

Outra função do bloco é "transportar" as moedas já existentes. Como assim?

Simples, quando você transfere moedas para outro endereço, essas transações esperam em uma fila e serão incluídas no novo bloco, ou seja sua transferência precisa do novo bloco para sair de um lugar para outro, além disso em algumas moedas você precisa pagar uma taxa para essa transferência que será paga como prêmio para o carinha que gerou o bloco e vai "transportar" suas moedas para outro endereço.

As "fees" (taxas) variam de moeda para moeda cada uma tem a sua, o Bitcoin por exemplo a fee mínima é por volta de 0,00010000 BTC, a Dogecoin por exemplo "cobra" uma taxa de 1 DOGE por transação.

Então minerar dá dinheiro?

Sim! Mas tem um aspecto que dificulta muito isso. 
A cada período programado pela moeda ocorre uma mudança na dificuldade de resolver os blocos, quando o Bitcoin foi lançado sua dificuldade era 1 e era possível gerar Bitcoin com o computador, hoje essa prática não é rentável, produzir Bitcoins pelo computador vai lhe dar maior gasto de energia e o que você ganhar não vai pagar nem sua conta de eletricidade. 
Para minerar Bitcoin hoje existem máquinas dedicadas para isso, são as chamadas ASIC, mas mesmo no Brasil pelo alto custo da energia elétrica se você se aventurar por esse ramo irá perder dinheiro.

Ao longo desses anos surgiram moedas com diferentes características, melhorias e inovações inclusive algumas tentando resolver a questão de mineração e consumo de energia.

SEU ANÚNCIO AQUI

Os blocos são gerados por algoritmos criptográficos, o Bitcoin usa o SHA256, o Litecoin do SCRYPT, a Dash X11 se quiser minerar com algum lucro você precisa procurar por moedas com dificuldade baixa e que possam ser mineradas por CPU e GPU.

Neste site aqui, Coinwarz, você consegue visualizar quais moedas no momento estão gerando lucro ao minerar, seu algoritmo, a dificuldade corrente e o prêmio pela geração dos blocos, este site não mostra todas as moedas, procure aqui outros sites que informam sobre outras moedas.

Moedas que hojem geram lucro na mineração amanhã poderão lhe dar prejuizo, portanto é uma prática que precisa estar em constante monitoramento.

Quais tipos de hardware estão disponíveis para minerar?

O primeiro hardware onde é possível minerar criptomoedas é o seu próprio computador, outo tipo são as placas gráficas, as chamadas GPU e por fim o hardware dedicado chamados de ASICs, por enquanto por ASICs só se consegue minerar SHA256 e SCRYPT os outros por CPU e GPU, muitas não compensam por CPU somente por GPU.

Placas de GPU atuais com bom desempenho para mineração são as placas da ATI série R29x e a NVidia 750ti, procure saber mais detalhes antes de se aventurar nesse tal negócio de mineração de bitcoin.




O que é minerar SOLO e minerar numa POOL?

A mineração SOLO é quando você e somente você minera a moeda em sua própria carteira isso proporciona a você o prêmio total por achar um bloco, já a mineração em POOL é um lugar (site) onde mineradores compartilham seus recursos com outros facilitando assim a mineração, quando um bloco é encontrado pela POOL o prêmio pelo bloco é dividido proporcionalmente aos participantes da POOL conforme sua contribuição que é calculada pelo programa de gerenciamento da POOL.
Mineração SOLO só compensa quando a moeda é nova e não existem POOLs disponíveis ainda, de modo geral procure por uma POOL na internet.

Mecanismos de mineração, o que é isso?

O mecanismo utilizado pelo Bitcoin para geração de novos blocos tem um nome, se chama PoW (Proof of Work) que nada mais é que usar o trabalho de computação para a geração de novos blocos.

Nesse tempo em que o Bitcoin ganhou novas concorrentes surgiu um novo mecanismo chamado de PoS (Proof of stake), esse mecanismo surgiu da necessidade de poupar energia, ele gera blocos simplesmente por você manter as moedas "estaqueadas", "paradas", essas moedas "estaqueadas" são como bilhetes de loteria quanto mais bilhetes mais chances de você gerar o bloco, esse sorteio é feito por um consenso entre nós que tem moedas em modo STAKE. Só pelo fato de você ter moedas não significa que você vai gerar blocos e mais blocos, moedas com esse mecanismo inicialmente tem uma fase PoW e depois de um tempo passam para a fase PoS, isso é para que possam ser distribuidas, pois para a geração em PoS é necessário que existam moedas.

Entre as moedas com mecanismo PoS temos, a PeerCoin (PPC) que foi a primeira a implementar este mecanismo, a Blackcoin (BLK), a Guarany (GUA) que ainda está em fase PoW e irá passar à PoS em um determinado momento, entre outras procure aqui por moedas com fase PoS.

ATENÇÃO!!!!! MUITAS MOEDAS JÁ "MORRERAM"!!!!!

É o caso da Sambacoin, BRCoin, Floripacoin (vide comentários) e muitas outras.
Moedas mortas não são como moedas antigas, elas não valem mais nada.

CUIDADO COM SCAM? O que é isso?

SCAM é o termo em inglês para designar um esquema fraudulento, algo que é usado apenas para prejudicar, tomar de você seu dinheiro tão suado, o desenvolvedor que faz uma SCAM coin quer seus Bitcoins, então ele lança uma nova moeda prometendo mil maravilhas e você as troca por Bitcoin, depois de um tempo o developer some e você fica com as moedas fajutas na mão. PORTANTO CUIDADO!!!! Procure aqui por moedas conhecidas por ser SCAM.

Mineração em nuvem: "Cloud computing mining" é viável?
O Cloud mining nada mais é que servidores na nuvem (cloud servers) que emprestam seu poder se processamento para você minerar, isso na prática é como você enviar dinheiro para um banco e ele vai aplicar esse dinheiro te devolvendo juros. Muitos sites de cloud mining são SCAM fuja deles se entrar nesse esquema tenha certeza de sair antes que le roubem. Desaconselho totalmente, não caia nessa.

Ouvi falar em aluguel de mineradores é viável é SCAM?
Não é SCAM existem sites confiáveis que alugam RIGS (mineradores) e a obtenção de lucro também depende da moeda em questão.

Cryptoescudo a moeda portuguesa do século XXI
Uma moeda que tem se tornado atraente em questões de mineração e ainda possui valor baixo e dificuldade baixa é o Cryptoescudo, mas precisa saber se vale a pena, tem momentos que vale a pena alugar uma RIG em outros é mais víavel comprar em uma exchange. Esse site aqui lhe informa quanto custa minerar Cryptoescudo e se é viável comprar ou minerar.
O algoritmo de mineração da CESC (Cryptoescudo) é o SCRYPT se for alugar uma RIG deverá ser para esse algoritmo.




Conclusão
Antes de se aventurar em minerar criptomoedas procure mais informações.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre essa tal de mineração de bitcoin.

Se tiver dúvidas deixe seu comentário ou participe do nosso grupo no Facebook "Bitcoin e altcoins para novatos" e poste suas dúvidas lá, teremos o imenso prazer em ajudar,.
Também estamos presentes no fórum sobre Cryptoescudo, acesse aqui.

Para saber mais:

SEU ANÚNCIO AQUI



13 comentários:

  1. floripacoin ainda existe na crytopia.valem merrecas.
    https://www.cryptopia.co.nz/MineShaft?pool=FLN

    ResponderExcluir
  2. obrigado por esta informaçao, estou a comecar neste campo

    ResponderExcluir
  3. Mas não entendi como faço para instalar um software que fique ativo sempre e mesmo que o site feche a moeda continue lá e você possa retirar. existe algum?

    ResponderExcluir
  4. Você está falando de possuir suas moedas? Qdo vc minera em uma pool, o dono da pool é que vai distribuir as moedas, todo bloco gerado será propriedade dele, se ele quiser lhe dar o calote vai dar. Agora na mineração SOLO vc vai minerar em sua própria carteira, portanto cada bloco gerado será só seu, neste caso faça backup do arquivo wallet.dat, leia este artigo, nele explico como manter suas moedas seguras. http://hardfacil.blogspot.com.br/2015/11/carteiras-bitcoin-o-que-sao.html
    No caso da POOL vc vai ter login e senha, tem POOL que com apenas seu endereço ela automaticamente lhe paga. O acesso a suas moedas é feito pelas suas chaves privadas, tendo-as em mãos vc vai poder acessá-las sempre que quiser, pois o blockchain está arquivado em vários computadores.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Teoricamente até 2140, qdo atingir o limite de 21.000.000 ou seja qdo todos os bitcoins forem minerados!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Verificar se vc tem energia barata!
      Depois comprar um equipamento que no caso do bitcoin, só importado (ASIC) por GPU vale a pena vc minerar outras moedas e vendê-las por bitcoin, mas mesmo assim a energia é um grande fator que torna isso praticamente inviável, salvo raras excessões.

      Excluir
  7. Vale a pena investir em mineração hj no Brasil?
    Consigo energia elétrica até 33% mais barato que consumidor comum ou empresas.
    Qual seria uma banda adequada de internet para entrar no negócio.

    ResponderExcluir