24 de nov. de 2011

Virtualização de uma máquina 'perdida'

Em outro artigo eu explanei sobre recuperar dados de um HD com os famigerados BAD CLUSTERS.

Pois bem, o fato é real e precisei desta ferramenta, o DD_RESCUE, e me dei bem.

Após fazer as imagens dos dois HDs com BAD CLUSTER com o DD_RESCUE, eu as converti em imagens de HD para o VIRTUAL BOX, hoje 'by ORACLE', diga-se de passagem, um excelente virtualizador de PC.

Como era esperado o Windows instalado em um dos HDs, não iniciou, reinstalei novamente um Windows bom em outro pasta (diretório), reinstalei os programas que precisava e estou usando que é uma beleza.

Tive até o luxo de colocar outro monitor só para rodar a máquina virtual, a tela do note 'roda' o Windows 7 enquanto o LCD de 15 roda o XP.

A máquina que foi pro beleléu, era usada para os dois relógios ponto, um é por rede e outro é por serial RS232, o de rede está configurado e rodando, já o serial ainda não testei, precisei comprar um conversor USB para serial RS232, pois os notes mais modernos não tem mais saída serial que é uma pena, pra quem usa notebook com CNC, CLP e equipamentos antigos essa porta ainda é fundamental.

Assim que conseguir me comunicar com o relógio de ponto serial posta aqui minhas impressões.

Resumo da máquina virtual:

Dados do host:
Notebook DELL Vostro 3500, 4GB RAM, HD c/ 500GB, Windows 7 Pro original, monitor extra 15 polegadas de LCD.

Dados da máquina virtual:
Virtual Box 4.1.6, 1GB de RAM, HD1 com 20GB (SISTEMA), HD2 com 80 GB (DADOS), Windows XP Pro original.

Atualizado em Dezembro de 2014

E se você quiser instalar isso em um Virtual Servers Hosting (Hospedagem em servidores virtual) ?

Simples! Hoje a internet está recheada de Virtual Servers Hosting, empresas especializadas na chamada "Cloud Computing", que nada mais são que grandes data centers recheados de servidores prontinhos para receber seu sistema operacional favorito.

Os planos mais baratos são com Linux (Ubuntu, CentOS), e aqueles que servem Windows Servers fresquinhos e sem ter que adquirir um licença, isso não significa que você vai instalar Windows piratão, com aqueles encontrados no extinto "ThePirateBay", você paga a licença no aluguel tem também.

Entre as empresas famosas temos:
Procure aqui por mais serviços de Virtual Servers Hosting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário