4 de nov. de 2011

Recuperando um HD perdido - Introdução

No final de outubro deste ano (2011) como em todos meados de primavera, ocorrem chuvas torrenciais na região em que moro, o índice de incidência de raios é absurda, está entre as 100 cidades com maior densidade de eletricidade atmosférica do estado de São Paulo.

Como não poderia ser diferente, pela 10ª vez em 10 anos, tive problemas com um computador em função desta temida, mas só lembrada quando acontece, descarga elétrica atmosférica.

Inicialmente a máquina ligou, esperei o Windows XP iniciar, entrou na tela de boot, ufa....
Mas depois.....

O caos se instaurou!!!!!

O bendito XP reiniciou! Tentei mais 4 vezes, sem sucesso! Tenho uma partição de resgate com ubuntu instalado para essas emergências!! Ufa iniciou rapidamente como de constume!!! Dois minutos depois....... Reiniciou, mal sinal!
Resolvi então abrir e ver o que podia ser. Senti um leve cheiro de queimado, OH OU!!! Depois disto, não ligou mais!!!!

Como esta máquina tem dados importantes, resolvi retirar os HD's, coloquei na outra máquina que tenho com ubuntu 11.10 instalado, todas as partições estavam aparentemente intactas, montavam belezinha, fiz o backup dos dados mais importantes e agora era hora de ver o que tinha acontecido com a partição do sistema operacional!

Fiz a imagem do HD (clone) de 10GB, foi tudo bem, converti-o em VDI para usar no VirtualBox, fui então fazer a clonagem do 2º HD de 80GB, a clonagem seguia seus passos de normalidade, até notar
que o tamanho do arquivo da imagem não aumentava mais, mal sinal! Voltei à tela para o terminal e o dd havia interrompido a cópia em exatos 3.2GB, havia sido descoberto um famigerado bad cluster.

Minha tarefa estava muito fácil para ser verdade, então comecei a minha saga de recuperar o HD de 80GB.


Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário