22 de jun. de 2007

Virtual Box - virtualização de computadores

Recentemente descobri mais um programa para se fazer virtualização, é o VirtualBox.
Este programa foi criado por uma empresa alemã e é gratuito para uso pessoal.
A diferença da virtualização com relação a emulação, é que a virtualização propõe à máquina virtual acesso direto ao hardware, os códigos binários dos programas que rodam na máquina virtual são idênticos ao do processador real, ou seja não existe interpretação e a emulação é o processo de interpretação dos códigos binários de um determinado processador traduzidos nos códigos binários do processador real.
Esta diferença parece sutil mas é fundamental para a compreensão de como e quanto de processamento é necessário para se rodar a máquina virtual.
Eu costumo comparar os sistemas de virtualização com os compiladores e o emuladores com o interpretadores de linguagem como o basic, o java e outras tantas por ai.
Um código emulado nunca será executado na mesma velocidade em comparação com a execução do mesmo em uma máquina real. Portanto deve-se estar claro que um sistema destes é para ser utilizado por hobby, desenvolvimento de software para equipamentos diferentes do PC convencional, como por exemplo para a plataforma PALM OS, Symbiam OS e outros por ai, também podendo ser utilizado para rodar programas de um sistema operacional diferente do SO da máquina hospedeira.
Uma outra coisa interessante que confunde a cabeça de muita gente á a palavra "host" ou hospedeiro. Hospedeiro é a máquina real e esta deve ser capaz de poder rodar um sistema virtual.
Enquanto a máquina virtual é o programa de virtualização/emulação esta rodando usando os recursos da máquina real ou seja o hospedeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário