Páginas

8 de dez de 2014

VPS - Virtual Private Server

O que é um VPS? 

Um VPS é a sigla de Virtual Private Server (Servidor Privado Virtual).

Há duas classes de servidores:
  1. Dedicate Server, é um servidor onde o hardware é totalmente "seu", este tipo de servidor geralmente é mais caro de se ter e manter, mesmo alugado.
  2. VPS, é um servidor que está hospedado em um hardware compartilhado através de virtualização de hardware, este tipo tem a característica de ser mais barato, pois com um hardware "parrudo" podem ser hospedados vários servidores com memória e HD diferentes, mas rodando na mesma CPU.
A vantagem de se usar um VPS é exatamente financeira, hoje dificilmente você encontrará provedores de servidores dedicados que não sejam virtuais e se encontrar um servidor com hardware dedicado vai pagar um bom dinheiro para isso.


Além da vantagem financeira outra vantagem muito interessante é poder redimensionar o seu hardware sem precisar comprometer a migração.

Quem migrou servidores para outro hardware sabe o quanto é difícil fazê-lo se você tiver um hardware diferente de outro que estava rodando principalmente se for rodar Windows Server, com o Linux a migração é mais tranquila mas mesmo assim pode trazer transtornos.

O escalonamento de aplicações é outro ponto importante, neste caso se vc está começando um projeto e sabe que se super dimensioná-lo poderá ter custos extras desnecessários, neste caso poderia começar com um servidor modesto e ir incrementando-o conforme a necessidade inclusive se hospedar aplicações WEB públicas.

Porque usar um servidor com hardware dedicado?

Uma das vantagens de se usar um servidor com hardware dedicado seria a de ter em suas mãos a máquina fisicamente, onde isso demandaria um infraestrutura própria ou se alugada o custo de manutenção estaria sendo cobrada pelo alugador.

Hoje em dia eu somente usaria um servidor com hardware dedicado se tivesse uma aplicação onde a segurança estaria em primeiro lugar e rodando aplicações sem acesso a internet.

Como alugar um VPS?

Existem vários provedores de cloud computing que fornecem o serviço de VPS,  cada um com características próprias com vantagens e desvantagens.

Para que usar um VPS?

As utilizações são muitas mas as principais seriam:
  • Criar seu próprio serviço de hospedagem de páginas web
  • Criar seu próprio serviço e hospedar software free de email marketing
  • Criar aplicações web 2.0
  • Criar uma piscina (pool) de mineração bitcoin ou outra cripto moeda
  • Criar um full node de bitcoin ou outra moeda
  • Criar serviços de armazenamento (tipo google drive)
  • Criar torneiras (faucet) de altcoins ou bitcoin
Ou seja as opções são as mesmas de ter um servidor dedicado fisicamente, com a vantagem de ter alta disponibilidade no serviço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário