23 de set. de 2008

Linux e Windows juntos sem particionamento (WUBI)

Olá pessoal, após colocar o cd do Ubuntu 8.04 Hardy Heron no meu notebook com Windows Vista ao acaso descobri que é possível instalar o mesmo sem particionar o HD.

Essa feliz "aparição" me permitiu ter os dois SOs em meu note sem ao menos ter que reparticionar. Estava receoso em instalá-lo pois o fabricante do notebook utiliza um esquema de recuperação do SO original e eu estava com medo de perder tudo o que havia no note, imagens, vídeos, etc. tenho receio em fuçar em coisas que estão funcionando bem, mas o erro foi meu, era só ter pedido ao fabricante deixar uma partição extra, coisa que não fiz no momento adequado.
Mas vamos ao "milagre". O grande responsável por isto é o WUBI, Windows Ubuntu Installer, um projeto criado para exatamente unir os dois mundos.

A grande vantagem é poder instalar o Ubuntu como se fosse um programa dos Windows e desinstalá-lo como tal, a desvantagem, que para mim não a considero como grande é que o sistema utiliza a partição NTFS para a gravação da imagens de disco e isto torna o sistema mais lento, quase imperceptivel com uma boa CPU.

Isso mesmo o Linux cria duas imagens de disco formatadas com ReiserFS e Swapfs, mas a base dos arquivos estão em NTFS, coisa de maluco, hein? :)

É como se fossem duas caixas dentro de uma maior, da mesma maneira como VirtualBox, VirtualPC, Bochs, VMWare fazem com os discos virtuais, a grande diferença é que o SO não é emulado.

O segredo disso tudo é uma entrada no boot loader do Windows que chama o wubildr, esse cara é uma versão moderna do loadlin, lembram? O loadlin na época não funcionava com a família NT, somente com a família 9x do Windows.
Havia inclusive uma distribuição que fazia isto, só não me lembro do nome dela.
Já testei o Ubuntu em uma Pen drive, é mais rápido que no CD, bem mais rápido alias, mas ainda deixa a desejar, dá pro gasto, mas neste sistema de instalação a performance é superior ao da Pen drive inclusive, valendo a pena fazer a experiência.

Outra coisa, é possível acessar os arquivos do Windows através do diretório (pasta) /host, escrever, passar anti vírus, e outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário