4 de mar. de 2007

PCI Express

O padrão PCI Express substitui os barramentos PCI e AGP.

Criado na década de 1990, foi o substituto do barramento ISA (veja também EISA), desenvolvido para os mais diversos tipos de disositivos é a interface mais usada desde sua elaboração.

Seu barramento é de 32 bits e alguns trabalham com 64 bits e pode atingir até 134 Mb/s de taxa de transferência.

Após a criação de placas de vídeo com recursos 3D o barramento PCI estava se tronando um gargalo, foi neste ponto que foi elaborado o barramento AGP que é uma melhora do PCI.

A Intel é uma das grandes precursoras de inovações tecnológicas. No início de 2001, em um evento próprio, a empresa mostrou a necessidade de criação de uma tecnologia capaz de substituir o padrão PCI: tratava-se do 3GIO (Third Generation I/O - 3a geração de Entrada e Saída). Em agosto desse mesmo ano, um grupo de empresas chamado de PCI-SIG (composto por companhias como IBM, AMD e Microsoft) aprovou as primeiras especificações do 3GIO.

Em abril de 2002, o PCI-SIG aprovou um conjunto de especificações mais completas. Foi nessa época que a tecnologia 3GIO mudou seu nome para PCI Express. Em julho de 2002, o grupo de empresas aprovou as especificações finais do padrão e então surgiu oficialmente no mercado o PCI Express 1.0
Existem 4 velocidades diferentes para cada velocidade tem um conector diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário